Pecuarista é alvo de investigação por fraude em pensões do INSS destinadas a indígenas
A Conafer, ONG presidida pelo empresário Carlos Roberto Ferreira Lopes, está sendo investigada pela Polícia Federal por envolvimento no desvio de aposentadorias de indígenas. De acordo com as investigações, a organização teria realizado descontos indevidos nas pensões do INSS de pessoas indígenas.
Lopes, que se apresenta como filho de indígenas, é proprietário de uma empresa de gado e não possui vínculos com a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). O empresário costuma aparecer publicamente com adereços indígenas, mas não há confirmação de sua ligação real com essas comunidades.
A investigação foi iniciada após denúncias de que a Conafer estaria fraudando os benefícios destinados aos povos indígenas, usando de sua posição para obter vantagens financeiras com o apoio de seu poder como empresário do setor agropecuário. A Polícia Federal está em processo de apuração para esclarecer as envolvências da ONG e das pessoas responsáveis pelos desvios das aposentadorias, que prejudicaram a população indígena vulnerável.
A Conafer, com um perfil público voltado para a defesa dos povos indígenas, agora se vê no centro de um escândalo que pode afetar a confiança da sociedade nas instituições voltadas para a defesa dos direitos indígenas. A investigação continua em andamento. Com informações do Intercept.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias