Terça, 06 de Maio de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:
Timon - MA

Polícia deflagra operação contra furto de energia no Leste do MA; Seis são presos em flagrante

Ação "Megatron III" atuou em Timon, Codó e Matões para combater desvios e "gatos" na rede elétrica.
- Fonte: Da Redação 05/05/2025 22:45 - Atualizado 06/05/2025 21:56
Ouça a matéria

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deflagrou, entre os dias 14 e 17 de abril, a operação "Megatron III" com o objetivo de combater o furto de energia elétrica na região Leste do estado. A ação policial concentrou esforços nos municípios de Timon, Codó e Matões.

A operação visou identificar e coibir diversas modalidades de fraude, incluindo adulterações em equipamentos de medição, desvios diretos da rede elétrica e as chamadas ligações clandestinas, popularmente conhecidas como "gatos". A meta principal foi detectar as irregularidades e responsabilizar os envolvidos.

Durante a "Megatron III", os agentes identificaram diversos medidores de energia em áreas urbanas que apresentavam danos e sinais de manipulação, muitos deles possivelmente comprometidos pelo uso de um aparelho conhecido como "Megatron", projetado para alterar o registro correto do consumo.

Os alvos da operação foram variados, incluindo tanto estabelecimentos comerciais – como padarias, salões de beleza e mercados – quanto residências localizadas nas cidades fiscalizadas.

Como resultado da operação, foram realizadas nove autuações: sete no município de Timon, uma em Codó e uma em Matões. Além disso, seis pessoas foram presas em flagrante delito durante as ações.

A Polícia Civil informou que, durante as diligências, outras irregularidades foram constatadas, o que resultou na abertura de investigações mais detalhadas para apurar a extensão dos crimes. A corporação ressaltou que os trabalhos continuam em andamento para esclarecer todos os casos descobertos.

A operação "Megatron III" foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC) da Polícia Civil e contou com o apoio fundamental da Perícia Oficial do Maranhão e das equipes técnicas da Equatorial Maranhão, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado.

PUBLICIDADE