Sábado, 26 de Abril de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:
Caxias - MA

Hospital Regional de Caxias promove 2ª edição de oficina de fotografia com foco em criatividade e ressignificação

Iniciativa "Olhar para Além da Doença" busca estimular profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes através do uso de câmeras de celular.
- Fonte: Secom/ Governo do Maranhão  25/04/2025 11:04 - Atualizado 26/04/2025 19:35
Ouça a matéria

O Hospital Regional "Dr. Everaldo Ferreira Aragão", em Caxias, unidade da rede estadual de saúde vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza nesta sexta-feira (25) a segunda edição da oficina de fotografia intitulada "Olhar para Além da Doença". A ação tem como objetivo principal promover a criatividade e uma nova percepção do ambiente hospitalar entre profissionais de saúde, pacientes e seus acompanhantes.

A oficina convida os participantes a utilizarem a câmera de seus próprios celulares para a produção de fotografias com cunho lúdico e artístico. A proposta é ir além do registro cotidiano e explorar novas formas de interação com o espaço e as experiências vividas na unidade.

"A oficina tem como objetivo possibilitar a experimentação a partir de técnicas fotográficas básicas. Estimular os participantes a perceber o ambiente de forma singular, ampliando o olhar para as vivências de sofrimento passíveis de ser significadas e ressignificadas nessa experiência", explicou a psicóloga do hospital, Carla Matos, ressaltando o potencial terapêutico e expressivo da atividade.

A primeira edição da oficina aconteceu no último dia 10 de abril, na recepção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, reunindo cerca de 30 participantes. Após uma introdução sobre a estratégia e técnicas básicas, os presentes foram convidados a exercitar a observação e, posteriormente, expuseram as fotografias produzidas.

Para a realização da primeira edição, a oficina contou com o apoio do fotógrafo David Sousa, que destacou a relevância do uso de ferramentas acessíveis. "A gente sabe que uma máquina profissional não é acessível a todos, porém o celular todo mundo tem. Então, a gente quer desenvolver esse trabalho também para trazer uma mudança na rotina das pessoas. A oficina também traz esse lado social, de desenvolver a criatividade, fotografando e registrando seu ambiente", afirmou Sousa.

A assistente administrativa do Hospital Regional de Caxias, Lucimar Maria da Conceição dos Santos, que participou da primeira edição, compartilhou sua experiência positiva. "É algo muito louvável e importante. Gostei demais! Eu acredito que não só eu, mas todos os presentes, todos que estavam aqui e que puderam ver participar gostaram da experiência", comentou Lucimar, evidenciando o impacto da iniciativa na rotina da comunidade hospitalar.

O Hospital Regional de Caxias, localizado na BR-316, serve como referência para atendimento hospitalar aos municípios da Região Leste Maranhense, e a realização de atividades como a oficina de fotografia reforça o compromisso da unidade em promover o bem-estar e a humanização do cuidado.

PUBLICIDADE