Em um momento de luto para a Igreja Católica mundial, a Diocese de Caxias do Maranhão divulgou um comunicado oficial, assinado por Dom Sebastião Lima Duarte, Bispo Diocesano, manifestando seu pesar pelo falecimento do Papa Francisco e divulgando orientações à comunidade católica local para celebrações e homenagens. A Diocese também nomeou um representante oficial para as cerimônias fúnebres do Sumo Pontífice em Roma.
O comunicado diocesano expressa que a comunidade, em união com a Igreja Universal, vivencia este momento com espírito de profunda gratidão pela vida e missão do Santo Padre. Antes mesmo de instaurar o luto oficial, a Diocese convida os fiéis a oferecerem um Sacrifício de Louvor a Deus em sinal de agradecimento pela vida do Papa.
Durante o período de velório do Papa Francisco, a Diocese orientou os responsáveis pela Liturgia das Horas a incluírem intenções pela alma do pontífice nas Vésperas. Tais intenções deverão ser igualmente proferidas em todas as missas celebradas.
No dia marcado para o sepultamento do Santo Padre, a Diocese determinou a celebração de uma missa solene, marcada para as 12h. Esta celebração ocorrerá simultaneamente na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em todas as paróquias da Diocese, no Santuário São Francisco das Chagas e no Seminário Maior São José, reunindo a comunidade em oração.
Em um gesto simbólico de luto, Dom Sebastião determinou que, ao meio-dia da última segunda-feira, dia 21, os sinos das igrejas da Diocese fossem repicados. Durante o toque fúnebre, os fiéis foram convidados a unir-se em oração pela alma do Papa Francisco e a suplicar à Santíssima Trindade o envio de um novo Bispo de Roma para a Igreja, segundo o coração de Cristo.
Para representar oficialmente a Diocese de Caxias do Maranhão nas cerimônias fúnebres do pontífice em Roma, foi nomeado o Pe. Gianluigi Zuffellato, carinhosamente conhecido pela comunidade como "Pe. Jan". Ele atuará como Delegado Episcopal, levando a solidariedade e as orações da Igreja local.
Encerrando o comunicado, Dom Sebastião expressou a esperança de que o Papa Francisco, "que saudou a Igreja militante na Praça São Pedro no Domingo da Ressurreição de 2025", agora seja acolhido na Igreja celeste. O Bispo rogou que o Santo Padre "receba do Bom Pastor o abraço eterno por ter vivido a caridade, mesmo diante dos seus algozes". A mensagem final reafirma que a Diocese de Caxias-MA, unida ao luto da Igreja Universal, "rende graças pela vida do Papa Francisco e roga por sua alma com fé e devoção".
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias