Terça, 15 de Abril de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:
Brasília- DF

Governo confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

- Fonte: Da Redação 10/04/2025 22:14 - Atualizado 14/04/2025 22:27
Ouça a matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (10) a indicação do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) para o cargo de Ministro das Comunicações. A nomeação sucede a saída de Juscelino Filho, do mesmo partido, que renunciou ao posto na última terça-feira (8) após ser formalmente denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A decisão foi selada durante uma reunião no Palácio do Planalto que contou com a presença de figuras chave como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, o próprio Pedro Lucas, além dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).

O anúncio oficial foi feito pela ministra Gleisi Hoffmann ao final do encontro. Segundo ela, o presidente Lula acatou a indicação do União Brasil, partido ao qual ambos os deputados pertencem. "O União Brasil apresentou o nome do Pedro Lucas para substituir o ministro Juscelino nas Comunicações. O presidente aceitou e fez um convite também ao líder, para assumir [o cargo]", declarou a ministra a jornalistas no Palácio da Alvorada.

A nomeação de Pedro Lucas já havia sido ventilada na véspera pelo próprio presidente Lula, durante sua viagem a Honduras. A expectativa é que a posse do novo ministro ocorra após o feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril. Este período será utilizado para que Pedro Lucas organize sua licença do mandato de deputado federal e para que o União Brasil defina um novo líder na Câmara dos Deputados, onde possui uma das maiores bancadas, com 59 parlamentares.

Perfil do Novo Ministro

Pedro Lucas Fernandes, de 45 anos, é natural de São Luís (MA) e possui formação em Administração com especialização em Planejamento Governamental. Sua trajetória política é marcada por laços familiares influentes no cenário maranhense. Seu pai, Pedro Fernandes, foi secretário estadual de Educação e atualmente é prefeito de Arame (MA). Seus irmãos também ocupam cargos no governo estadual de Carlos Brandão (PSB), sendo Paulo Casé Fernandes secretário de Desenvolvimento e Tiago Fernandes titular da pasta da Saúde.

A carreira política de Pedro Lucas ascendeu em 2012, quando foi eleito vereador de São Luís pelo PTB, sendo reeleito em 2016. Em 2017, assumiu a presidência da Agência Executiva Metropolitana da Grande São Luís, nomeado pelo então governador Flávio Dino. Em 2018, eleito deputado federal ainda pelo PTB, e em 2022, garantiu a reeleição, já filiado ao União Brasil. Desde fevereiro deste ano, Pedro Lucas liderava a bancada do partido na Câmara, após ter sido vice-líder do governo no Congresso Nacional por quase dois anos.

Saída Conturbada de Juscelino Filho

A indicação de Pedro Lucas ocorre em um contexto de crise para o governo, desencadeada pela denúncia contra Juscelino Filho. O agora ex-ministro é acusado pela PGR de envolvimento em um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares destinadas ao período em que era deputado federal pelo Maranhão, em 2022. O pedido de demissão de Juscelino Filho na última terça-feira abriu caminho para a recomposição da equipe ministerial.

PUBLICIDADE