Domingo, 12 de Janeiro de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:

“Ainda Estou Aqui”: Fernanda Torres faz história e vence o Globo de Ouro como Melhor Atriz

Atriz de "Ainda Estou Aqui" se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio
- Fonte: CNN Brasil e DCM 06/01/2025 07:28 - Atualizado 11/01/2025 16:26
Ouça a matéria

Fernanda Torres, 59, fez história no Globo de Ouro. Neste domingo (5), a intérprete de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.

Torres bateu concorrentes de peso, como Angelina Jolie por “Maria Callas” e Nicole Kidman por “Babygirl“. Com a vitória, a brasileira aumenta suas chances de competir na categoria de Melhor Atriz no Oscar 2025.

Em seu discurso, ela agradeceu ao diretor Walter Salles, ao marido Andrucha Waddington e aos filhos. Surpresa, começou dizendo: “Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente.”

Ela prosseguiu: “E, claro, quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro e amigo. Que trajetória, Walter! Também quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não fazem ideia… Ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte permanece ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou.”

Encerrando seu discurso, Torres relembrou a indicação da mãe, há 25 anos, por “Central do Brasil”: “Vocês não imaginam o quanto isso significa para mim. Por isso, dedico este momento à minha mãe, à minha família, ao Andrucha, ao Selton [Mello], aos meus filhos e a todos. Muito obrigada ao Globo de Ouro, a Michael Barker [diretor da Sony Pictures Classics], Mara e tantas outras pessoas. Muito obrigada!”

A Variety havia destacado que a brasileira era uma das favoritas ao prêmio.

A publicação destaca que Fernanda Torres “é a única atriz entre os indicados cujo filme também foi reconhecido em outra categoria, concorrendo a Melhor Filme em Língua Não Inglesa“. No entanto, “apesar do forte apoio que Fernanda Torres recebe dos eleitores, Nicole Kidman (“Babygirl“) e Angelina Jolie (“Maria Callas“) continuam sendo concorrentes de peso na disputa”.

Confira a lista completa de indicados ao Globo de Ouro 2025. Veja as datas da temporada de prêmios 2025.

Ainda Estou Aqui” perde Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro

Ainda Estou Aqui, por Walter Salles, perdeu na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro 2025, realizado no domingo (5). A produção francesa Emília Pérez foi a vencedora da categoria.

O longa, que aborda o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar, foi amplamente elogiado pela crítica por sua narrativa e relevância histórica.

Produções brasileiras como Cidade de Deus (2002) e Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981) também chegaram a ser indicadas na categoria, mas não venceram.

Cena do filme “Pixote: A Lei do Mais Fraco” – Foto: Reprodução

A estreia de Ainda Estou Aqui no Festival de Veneza de 2024 garantiu ao filme o prêmio de Melhor Roteiro, consolidando-o como um dos grandes destaques brasileiros no circuito internacional. Desde então, o longa tem recebido reconhecimento em outras premiações e eventos de prestígio.

Apesar de o longa não ter levado o prêmio principal, a atriz Fernanda Torres fez história ao vencer na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação na obra. Ela se tornou a primeira brasileira a conquistar um Globo de Ouro de atuação, dedicando o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro.

“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova que a arte pode resistir através da vida”, disse Torres em seu discurso.

Confira o momento em que Fernanda Torres recebe o Globo de Ouro de melhor atriz: 

 

PUBLICIDADE