Quarta, 16 de Abril de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:
Caxias - MA

Arte do riso: I Festival de Teatro de Caxias promove oficina de Palhaçaria 

- Fonte: Da Redação 30/03/2025 21:44 - Atualizado 15/04/2025 17:38
Ouça a matéria

Em meio à programação do I Festival Municipal de Teatro de Caxias (MA), o público teve a oportunidade de participar de uma enriquecedora oficina de Palhaçaria, que abordou a arte do riso em sua essência e relevância cultural. A atividade, que despertou grande interesse entre os jovens da cidade, integrou as ações do festival, realizado entre os dias 27 e 29 de março em diversos pontos do município.

A palhaçaria, reconhecida como uma expressão artística universal e acessível, foi o foco da oficina. Os participantes puderam mergulhar no universo do humor, da improvisação e das técnicas corporais que caracterizam essa arte milenar. Mais do que simplesmente entreter, a palhaçaria se mostrou uma ferramenta poderosa para estimular a criatividade, promover a inclusão e suscitar reflexões sobre a sociedade de maneira leve e envolvente.

Gustavo Pereira, um dos alunos da oficina, expressou seu entusiasmo com a experiência: "É bom, é bastante importante porque é cultura. Para mim é uma coisa nova, eu nunca tinha visto. E, mais na frente, caso eu queira ser um palhaço ou interpretar outro personagem, a gente já sabe o que é".

A jovem Crislane Bianchi também compartilhou sua satisfação: "Eu sempre tive o sonho de ser atriz, e hoje como eu tenho oportunidade, eu estou gostando de fazer. Eu estou participando das aulas de teatro também. Eu sou uma pessoa, que dependendo da coisa, eu tenho muita vergonha, e aqui eu estou perdendo esta vergonha".

Durante a oficina, os participantes exploraram a construção do personagem palhaço, realizaram exercícios de expressão e compreenderam a importância do riso como um agente de transformação social. A iniciativa reforça o compromisso do festival em democratizar o acesso à cultura e valorizar a arte teatral em Caxias.

Helê Frazão, atriz e palhaça responsável por ministrar a oficina, destacou a conexão da atividade com o universo teatral: "O intuito dessa oficina é interligado com o que a gente faz no teatro, que é a busca, o resgate ao ser cômico, que as máscaras sociais nos obrigam a esconder. Tudo que a sociedade nos obriga a construir, o menino não pode chorar, a menina não pode gargalhar, e o teatro vai tirando todas as camadas e deixando apenas o nariz que é a menor máscara".

O I Festival Municipal de Teatro de Caxias, que se encerra neste domingo (30), promoveu uma intensa programação em escolas municipais, praças, espaços públicos, na Escola Municipal de Teatro e no auditório do Sesc, consolidando-se como um importante evento para a cena cultural da cidade.

PUBLICIDADE