O município de Aldeias Altas se destaca como um dos pioneiros no Maranhão ao disponibilizar a ozonioterapia, uma terapia complementar, na rede pública de saúde. O tratamento, focado no alívio de dores crônicas, é ofertado à população por meio de procedimentos baseados em pesquisas científicas cadastradas na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde.
A ozonioterapia utiliza o chamado "ozônio medicinal", uma mistura geralmente composta por 5% de ozônio e 95% de oxigênio. Conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, a terapia visa melhorar a oxigenação dos glóbulos vermelhos e a circulação sanguínea, sendo aplicada de diversas formas para diferentes finalidades terapêuticas.
No Brasil, a ozonioterapia foi autorizada como procedimento complementar para profissionais de saúde de nível superior com inscrição em seus conselhos de fiscalização profissional pela Lei Federal 14.648/2023, sancionada em 7 de agosto de 2023. A legislação exige o uso de equipamentos de produção de ozônio medicinal devidamente regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que o caráter complementar do tratamento seja informado ao paciente. Desde 2018, o Ministério da Saúde já classifica a ozonioterapia como uma Prática Integrativa e Complementar (PIC) disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Aldeias Altas, a implantação ambulatorial da ozonioterapia para pacientes do SUS é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o enfermeiro Dr. Waldeck Pinho, idealizador do projeto na região dos cocais junto com sua família. O tratamento no município é direcionado especificamente para o manejo de dores crônicas, não sendo atualmente utilizado para o tratamento de feridas ou ferimentos.
A parceria com a Prefeitura, que começou a se intensificar no início de 2024, busca ampliar o acesso a este tratamento complementar para a população local. Segundo Waldeck Pinho, a colaboração representa "uma oportunidade de ampliar a melhoria e qualidade de vida para mais pessoas". A equipe atua desde 2023, contribuindo para a qualidade de vida dos pacientes atendidos.
Os atendimentos são agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e zona rural do município, com datas específicas para a realização dos procedimentos. Confira o cronograma de atendimentos:
CRONOGRAMA DE ATENDIMENTOS
- Segunda-feira: Visita Domiciliar e UBS Costa Pinto
- Quarta-feira: Zona Rural
- Sexta-feira: UBS São Francisco e Centro de Saúde
É importante ressaltar que a ozonioterapia possui contraindicações e não deve ser realizada em crianças, gestantes, lactantes, pessoas com infarto agudo do miocárdio, hipertireoidismo não controlado, intoxicação alcoólica ou certos problemas sanguíneos, como trombocitopenia. Além disso, a Prefeitura reforça que a ozonioterapia não é um tratamento preventivo ou curativo para dengue ou Covid-19.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas
