Em uma iniciativa conjunta entre o Governo do Estado e parceiros locais, será realizado no próximo dia 17 de maio um mutirão dedicado ao diagnóstico e prevenção do glaucoma. O evento acontecerá no Centro de Ensino Teófilo Dias, das 14h às 16h, e visa oferecer atendimento especializado à população.
O mutirão é direcionado prioritariamente a pessoas com casos de glaucoma na família e indivíduos que necessitam de diagnóstico. A ação reforça a importância da detecção precoce dessa doença ocular crônica, que é a segunda maior causa de cegueira no mundo e lesiona o nervo óptico.
Segundo médicos oftalmologistas, apesar de o glaucoma não ter cura, o diagnóstico em estágios iniciais e o tratamento adequado podem controlar a progressão da doença, evitando a perda da visão.
O Programa do Glaucoma, do Governo do Estado, busca descentralizar o acesso ao atendimento oftalmológico, levando assistência especializada a diversas localidades e reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos para os pacientes. "Ao passo que descentralizamos a estratégia para as mais diferentes localidades do estado, estamos facilitando o acesso, levando assistência especializada a quem mais precisa, evitando também grandes deslocamentos", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Considerada uma doença silenciosa, o glaucoma pode levar à cegueira se não diagnosticado precocemente. Caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, a doença pode se apresentar nos tipos ângulo aberto e ângulo fechado, com tratamento que pode incluir colírios, laser e, em casos mais avançados, cirurgia.
O público-alvo da iniciativa inclui pessoas com histórico familiar da doença, pacientes com alto grau de miopia. Para o atendimento, os interessados deverão apresentar copias dos documentos oficiais com foto (RG e CPF), comprovante de residência e cartão do SUS. Pacientes devem fazer um cadastro na secretaria de saúde de Aldeias Altas.
A participação da comunidade é fundamental para o sucesso desta ação de saúde visual, contribuindo para a prevenção e o tratamento do glaucoma na região.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas
