Em reconhecimento à sua notável trajetória religiosa e relevante atuação social, o Padre José Ribamar Cavalcante Lima foi agraciado com o título de Cidadão Caxiense em uma sessão solene realizada na última quinta-feira, 08 de maio de 2025, na Câmara Municipal de Caxias. A cerimônia, marcada pela emoção, reuniu autoridades e expressivo público para homenagear o pároco da Igreja de São Benedito.
A sessão foi presidida pelo vereador Luís Fernando, autor do projeto de decreto legislativo que concedeu a honraria. A mesa foi composta por diversas personalidades, incluindo o prefeito Gentil Neto, que prestigiou o evento.
Durante a solenidade, o vereador Mário Assunção procedeu à leitura da biografia do Padre José Ribamar, destacando os marcos de sua vida dedicada ao sacerdócio e ao serviço comunitário.
Nascido em Matões (MA) em 9 de março de 1965, Padre José Ribamar iniciou sua caminhada religiosa em 1987. Após formação nos seminários Sagrado Coração de Jesus, em Teresina (PI), e Interdiocesano Santo Antônio, em São Luís (MA), foi ordenado padre em 5 de novembro de 1993, na Diocese de Caxias.
Sua atuação pastoral teve início na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Caxias, onde serviu como vigário e pároco entre 1994 e 1999. Posteriormente, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Colinas (MA), local onde permaneceu por nove anos e deixou um legado significativo com a fundação do Fórum Permanente da Cidadania, da Rádio FM Jubileu, de um curso de música em parceria com a Vale e a prefeitura, e da República de Estudantes. Em Colinas, destacou-se também por seu forte engajamento em causas sociais como a reforma agrária, a Lei da Ficha Limpa e políticas públicas para trabalhadores rurais.
Na Paróquia São Francisco, em Timon (MA), Padre Ribamar continuou sua obra social com a criação do Pré-Vestibular Popular Dom Frei Luís D’Andrea e a coordenação de um inovador projeto de ressocialização de detentos, reconhecido nacionalmente pelo Supremo Tribunal Federal.
Sua trajetória inclui ainda a liderança de instituições de ensino religioso, tendo sido reitor do Seminário Maior São José, em São Luís, e presidente da Organização dos Seminários do Brasil (OSIB) – Regional Nordeste 5.
Desde 2016, reside definitivamente em Caxias, à frente da Igreja de São Benedito. Na cidade, tem implementado e fortalecido diversos projetos sociais e pastorais, como a Sala da Cidadania, o Pré-Vestibular Santa Tereza D’Ávila, iniciativas de construção e reforma de capelas, além de impulsionar a catequese para diferentes públicos, a comunicação através da reativação da Rádio Vida e ampliação da Rede Vida de televisão no município, e o acolhimento a seminaristas.
Em 2023, exerceu a função de chanceler da Cúria Diocesana de Caxias e, em 2024, foi nomeado Monsenhor da Diocese de Caxias. Atualmente, com o incentivo de Dom Sebastião Lima Duarte, retomou seus estudos, cursando Direito em Teresina (PI).
A concessão do título de Cidadão Caxiense ao Padre José Ribamar Cavalcante Lima reforça o reconhecimento da comunidade de Caxias à sua inestimável contribuição, que conjuga fé, ação social, educação e comunicação em prol do desenvolvimento e bem-estar local.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias