Quarta, 14 de Maio de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:
Caxias - MA

Caxias Ganha Destaque no 5° Encontro dos Artesãos do Maranhão

- Fonte: Da Redação 07/05/2025 23:31 - Atualizado 13/05/2025 20:56
Ouça a matéria

O vibrante universo do artesanato caxiense esteve em evidência nos dias 2 e 3 de maio, durante o 5º Encontro Maranhense dos Artesãos, realizado na Escola Domingos Vieira Filho, em Paço do Lumiar. O evento, que reuniu criadores de diversas regiões do Maranhão, serviu como um importante palco para a valorização da cultura local, o fomento da economia criativa e a conexão entre os profissionais do setor.

Caxias foi representada pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, a Associação de Artesãos de Caxias e o Projeto Mãos que Criam, que apresentaram a riqueza e a diversidade da produção artesanal do município. O encontro teve como objetivo principal estreitar laços entre artesãos, associações e o poder público, promovendo a troca de experiências e conhecimentos.

A programação intensa incluiu oficinas de gestão de negócios, palestras – como a ministrada por Liliane Castro, coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Maranhão, sobre a importância da formalização através da Carteira Nacional do Artesão –, feira de produtos, apresentações culturais, rodas de conversa e desfiles. Artesãos de cidades como Barreirinhas, Bacabal, Santa Rita, Rosário, São Luís, Paço do Lumiar, Tutóia, entre outros, também expuseram seus trabalhos.

Francyane Barradas, secretária adjunta de Direitos Humanos de Caxias, destacou o papel da prefeitura no apoio ao setor. "Nossa secretaria tem como propósito o desenvolvimento dos territórios através da segmentação produtiva de cada um deles. Em Caxias, trabalhamos o desenvolvimento de mulheres, homens, jovens e transformamos vidas através da Economia Criativa", afirmou. Ela mencionou iniciativas como o Mirante da Balaiada, a loja Edmée Chaves Assunção (projeto da secretaria municipal de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres com foco em economia solidária e circular), o projeto Mãos que Criam – que capacita artesãos no uso da fibra de carnaúba, babaçu e coco babaçu tanto na zona urbana quanto rural – e o Centro de Corte e Costura Mãe Joana. "Promovemos o associativismo e cooperativismo, valorizando o trabalho da Associação de Artesãos de Caxias, que completa 4 anos e desenvolve o Festival do Babaçu e o Festival da Economia Criativa", acrescentou a secretária.

Para Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias, a participação foi fundamental. "É com grande felicidade que agradeço imensamente todo trabalho desenvolvido por nossos Artesãos do município de Caxias que diariamente lutam para terem sua autonomia financeira através do artesanato, uma arte ancestral que transforma vidas", disse ela. Neta Pinheiro ressaltou a importância da "arte da terra", utilizando insumos locais, e citou a Boneca Maria Babaçu como um símbolo que valoriza as quebradeiras de coco. Ela agradeceu o apoio da Prefeitura de Caxias, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, e do prefeito Gentil Neto. "Participar do Encontro foi muito enriquecedor. Fizemos novos contatos, divulgamos nosso festival do babaçu e ainda tivemos uma roda de conversa essencial sobre os caminhos do artesanato no Maranhão", concluiu Neta Pinheiro.

O evento foi uma realização da Associação das Mulheres da Região do Munim (AMRM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semitur), a Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Maranhão (Fedacma), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e outras instituições de apoio.

Ao final do encontro, foi anunciado que Caxias será uma das próximas cidades a sediar o Encontro Maranhense dos Artesãos, recebendo o evento em novembro de 2026. Bacabal sediará a edição de maio de 2026. A notícia reforça o caráter itinerante e colaborativo do projeto, que busca fortalecer as mãos que moldam a rica cultura maranhense.

PUBLICIDADE