Uma grande ação social, intitulada "Rota da Inclusão", agitou o município de Caxias neste domingo (13), levando serviços essenciais e ampliando o acesso a direitos fundamentais para pessoas com deficiência, suas famílias e toda a população caxiense. Idealizado pelo deputado federal Duarte Júnior, o evento ocorreu na U.I.M. Antônio Rodrigues Bayma, no bairro Nova Caxias, desde as 8h.
Além da emissão da CIN e da CIPTEA, o "Rota da Inclusão" ofereceu orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para todos os interessados, independentemente de terem ligação direta com pessoas com deficiência. O atendimento jurídico gratuito também se mostrou um serviço valioso para diversos cidadãos com pendências legais, expandindo o acesso à justiça para além do público-alvo inicial.
A amplitude dos serviços oferecidos pelo "Rota da Inclusão" sublinha o impacto social da ação, demonstrando um comprometimento integral com a cidadania e o bem-estar de todos os moradores de Caxias. A iniciativa se firma como um passo relevante para democratizar o acesso a serviços essenciais e fomentar a inclusão em sua totalidade.
O sucesso da ação contou com a colaboração de instituições de peso, como o PROCON Maranhão, o Governo do Estado, a Defensoria Pública do Maranhão e a Comissão do Direito do Autista da OAB Maranhão, que uniram esforços para assegurar o alcance dos objetivos do projeto.
O idealizador do "Rota da Inclusão", deputado federal Duarte Júnior, que recentemente assumiu a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, enfatizou a relevância da iniciativa. "A emissão da nova carteira de identidade e da CIPTEA são serviços fundamentais para garantir o atendimento prioritário e o reconhecimento formal da condição. Da mesma forma, as orientações sobre o BPC representam um suporte financeiro essencial para famílias em vulnerabilidade", explicou o deputado.
Para Duarte Júnior, o projeto representa um avanço significativo na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. "O Programa Rota da Inclusão levará mais oportunidades, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todas as regiões do Maranhão. Nosso objetivo é ampliar a inclusão social, democratizar serviços essenciais e transformar a realidade de quem mais precisa", destacou. A iniciativa evidencia o compromisso do deputado e das instituições parceiras em promover a inclusão e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência no estado do Maranhão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias