A sexta-feira (28) foi marcada por emoção e significado no Tiro de Guerra de Caxias, com a realização da Formatura de Matrícula de 100 novos atiradores. A cerimônia não apenas oficializou o ingresso dos jovens no serviço militar, mas também representou um momento de grande orgulho para familiares e amigos presentes.
Para os recém-matriculados, o início no Tiro de Guerra representa uma oportunidade valiosa de aprendizado e crescimento pessoal. "É muito importante para todos os jovens com 18 anos, aprender a ter mais responsabilidade, prontidão, pontualidade e muito mais", declarou o atirador Pablo Vinícius, evidenciando a consciência da importância da nova etapa. Caio Eduardo, outro atirador, complementa essa visão, afirmando que a experiência "é algo que todo adolescente deve experimentar. Para que possamos ter um segmento de vida, um padrão de como um bom cidadão deve viver".
A emoção também tomou conta dos familiares, que acompanharam com atenção a formatura. Ronaldo Pereira, pai de um dos atiradores e ex-integrante do Tiro de Guerra há 30 anos, expressou seu sentimento: "O Tiro de Guerra é o início da vida de um jovem, onde ele aprende a ser responsável, ser um bom filho e ser responsável pelas suas atitudes. Aqui é uma escola para a vida. A minha emoção é dobrada". Raimundo Santos, outro pai presente, compartilhou a transformação positiva que já observa no filho: "O exército ensina muitas coisas boas. O meu filho no começo não queria, mas depois que começou ele está gostando. Foi muito bom, só estes dias que ele já entrou aqui, ele já melhorou foi muito".
A importância da disciplina e da formação oferecida pelo Tiro de Guerra foi ressaltada por Wilma Gutelayne, mãe de um dos jovens. "É uma preparação para a vida. É um momento fundamental, ele fez questão de servir. Ele já vem de escola militar, e sabe da necessidade de disciplina. Neste momento é de orgulho para os pais, pois oportuniza o crescimento pessoal e profissional", destacou.
A formatura marca apenas o início de uma jornada de um ano, repleta de aprendizados, cursos e a vivência da disciplina militar. O subtenente Gismar Furtado, comandante do Tiro de Guerra, demonstrou satisfação com a nova turma. "O Tiro de Guerra está feliz com esta formatura de incorporação de 2025. São jovens que foram selecionados pelas suas capacidades físicas, intelectuais e morais, jovens muito capacitados e inteligentes. Eles vão passar por instrução militar e cívico social. Ao longo do ano, vamos participar de eventos esportivos, desfiles em datas comemorativas, e outras atividades em parceria com os órgãos municipais", explicou o comandante.
O prefeito de Caxias e diretor do Tiro de Guerra, Gentil Neto, prestigiou a cerimônia e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a formação dos jovens. Ele anunciou a manutenção do pagamento da bolsa de R$ 300 reais a cada atirador e garantiu a construção da cobertura da quadra do Tiro de Guerra, em parceria com a Deputada Federal Amanda Gentil. "A gente segue com esta parceria com o Tiro de Guerra, a gente sabe a importância que os ensinamentos têm na vida de cada atirador, de patriotismo. Nós temos o compromisso de manter o Bolsa Atirador no valor de R$ 300,00. E, também temos uma parceria com a Deputada Federal, Amanda Gentil para fazermos a cobertura da quadra do Tiro de Guerra. Fora isso, estamos sempre em diálogo mostrando sempre o compromisso e o respeito com o Tiro de Guerra", enfatizou o prefeito.
A solenidade consolidou o início de uma nova etapa na vida dos 100 jovens atiradores, que agora trilham o caminho do serviço militar, munidos de aprendizados e valores que certamente os acompanharão para além do período no Tiro de Guerra.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias