Adeus precoce: Jovem de 26 anos morre vítima de infarto em Caxias
A morte de Pedro chama a atenção para o crescente número de casos de doenças cardíacas entre jovens
A manhã da última quarta-feira (26) foi marcada pela tragédia em Caxias, Maranhão, com a morte inesperada de Pedro Henrique de Jesus Dias, um jovem de apenas 26 anos. Filho de Dona Elisabete, Pedro sofreu um infarto fulminante na Praça Gonçalves Dias e não resistiu. O momento de agonia foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais.
A morte de Pedro chama a atenção para o crescente número de casos de doenças cardíacas entre jovens. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Brasil registrou um aumento de 62% nas mortes de mulheres de 15 a 49 anos por infarto entre 1990 e 2019. Na faixa etária de 50 a 69 anos, o número quase triplicou,1 com alta de aproximadamente 176%.
Fatores de risco e prevenção
Especialistas apontam que o estresse, a má alimentação, o sedentarismo e a poluição do ar são alguns dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares em jovens. O cardiologista Rafael Domiciano, coordenador de cardiologia do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, da Rede D’Or, alerta que quase 10% das mortes por complicações cardiovasculares ocorrem em pessoas com menos de 35 anos.
"Não é raro vermos infartos e outras doenças do coração em jovens, e isso está diretamente ligado a fatores como hipertensão, diabetes, tabagismo, ansiedade, obesidade e histórico familiar", explica o médico.
Domiciano destaca que o estilo de vida moderno, com a priorização do trabalho e outras responsabilidades, tem contribuído para o aumento dos casos. "As pessoas têm priorizado o trabalho e outras responsabilidades, deixando de lado a prevenção. Isso tem nos preocupado", afirma.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas de doenças cardiovasculares incluem dor no peito, dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas, dormência na face, braços ou pernas, confusão mental, dificuldade para andar, dor de cabeça intensa, desmaio ou inconsciência.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% das mortes por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com hábitos mais saudáveis, como o controle do colesterol, a prática de atividade física regular, uma alimentação equilibrada e o controle do estresse e da ansiedade.
"Todos devem buscar um acompanhamento médico regular, mesmo os jovens e pessoas aparentemente saudáveis. O colesterol alto, por exemplo, não afeta apenas quem está acima do peso. Atividades físicas, uma alimentação equilibrada e o controle do estresse podem salvar vidas", orienta Domiciano.
O especialista ressalta a importância de exames preventivos, como a medição da pressão arterial e os testes de glicose. "Prevenção é a chave para mudar esse cenário. Com um diagnóstico precoce e mudanças de hábitos, muitas dessas doenças podem ser evitadas", finaliza.
Despedida e homenagem em Caxias
Pedro Henrique de Jesus Dias foi uma pessoa amada e deixa lembranças que permanecerão para sempre nos corações de seus familiares e amigos. O velório ocorrerá na residência de sua mãe, Elisabete, localizada na MA-034, N° 26, Fumo Verde. A família agradece as demonstrações de apoio e carinho neste momento difícil, e pede orações para que Deus conforte a todos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias