Sábado, 19 de Abril de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:

Governo do MA realiza oficina com gestores da saúde da Macrorregião Leste

Macrorregional Leste é formada pelas regiões de saúde de Codó, Caxias, Timon, Pedreiras, Presidente Dutra e São João dos Patos, e reúne 61 municípios.
- Fonte: Da Redação 12/02/2025 23:37 - Atualizado 19/04/2025 07:10
Ouça a matéria

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta quarta-feira (12), o segundo dia de debates para a formatação do Plano de Ação do Planejamento Regional Integrado (PRI). O encontro, que ocorreu no auditório Palmeiras do Rio Poty Hotel, em São Luís, reuniu gestores e técnicos de saúde da Macrorregião Leste do Maranhão, composta por 61 municípios distribuídos nas regiões de saúde de Codó, Caxias, Timon, Pedreiras, Presidente Dutra e São João dos Patos.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, abriu a oficina enfatizando a importância da cooperação, integração e planejamento para aprimorar o acesso à saúde pública. "Nosso objetivo é facilitar o acesso ao serviço público para quem mais precisa. Queremos construir um sistema público federativo forte e inclusivo, pensando no coletivo e não no individual", declarou Fernandes.

O PRI é um processo participativo que visa fortalecer as Macrorregiões de Saúde através da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com a finalidade de construir Planos Regionais que servirão de base para o Plano Estadual de Saúde. Durante o encontro, a SES apresentou as Redes Temáticas e seus respectivos Roteiros de Planos de Ação, oferecendo uma visão abrangente da Rede de Atenção às Urgências, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, Rede de Atenção Psicossocial e a Rede Alyne, destinada ao cuidado integral à gestante e o bebê.

O coordenador estadual do PRI e chefe da Assessoria Especial do Gabinete do secretário de Estado da Saúde, Allan Patrício, explicou que o PRI busca dar autonomia para cada macrorregião, levando em consideração suas particularidades. "Na Macro Leste, por exemplo, a proximidade com o estado do Piauí é um fator importante a ser considerado no planejamento", ponderou Patrício.

A secretária de Saúde do município de Timon, Dávila Claudino, expressou sua expectativa de que o PRI seja um marco para a organização financeira e de gestão da saúde na região. "Esperamos que o PRI facilite o nosso trabalho e possibilite o acesso a mais recursos", afirmou Claudino.

Geane Menezes, secretária de Saúde de Passagem Franca, que está em seu primeiro mandato, destacou o evento como um momento de aprendizado. "Estou começando na gestão e tudo é aprendizado. Buscamos planejamento e novos recursos para implementar melhorias no nosso município", disse Menezes.

A promotora Maria da Glória Mafra, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde de São Luís, também esteve presente na abertura dos trabalhos e ressaltou a importância do planejamento para garantir o acesso à saúde, especialmente para aqueles que vivem em áreas mais distantes. "O Ministério Público é um colaborador nesse processo e busca uma ação preventiva para garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos maranhenses", declarou Mafra.

O ciclo de oficinas para a elaboração do Plano de Ação do PRI na área da Saúde continua nesta quinta (13) e sexta-feira (14) com os municípios da Macrorregião Norte. Devido à grande quantidade de municípios, o encontro foi dividido em dois dias. No primeiro dia, serão contemplados os municípios das Regiões de Bacabal, Chapadinha, Itapecuru e Viana. No segundo dia, será a vez dos municípios das Regiões de Pinheiro, Rosário, Santa Inês, São Luís (Metropolitana) e Zé Doca.

PUBLICIDADE