Nova Ponte entre MA e TO será reconstruída com sistema de monitoramento inédito de deformações
Após um ano do desabamento que resultou em 14 mortes e 3 desaparecimentos, a nova estrutura será entregue até o final de 2025.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava o Maranhão e o Tocantins, foi implodida no dia 2 de fevereiro para dar lugar a uma nova estrutura. A antiga ponte havia desabado em dezembro de 2024, causando a morte de 14 pessoas e deixando 3 desaparecidos.
A nova ponte será construída no mesmo local e contará com um sistema de monitoramento inédito no Brasil, capaz de identificar deformações e vibrações na estrutura em tempo real. O sistema será composto por sensores instalados em pontos estratégicos da ponte, que enviarão informações para uma central de controle.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o monitoramento será feito de forma remota, mas ainda não definiu o local exato da central de controle. Esse será um projeto piloto, o primeiro do tipo a ser implementado em uma ponte sob responsabilidade do DNIT, e poderá ser expandido para outras obras no futuro.
A previsão é que a nova ponte seja concluída até o final de 2025, um ano após o desabamento da estrutura anterior. A implosão da ponte antiga foi realizada com o uso de explosivos e durou cerca de 15 segundos. Moradores de 200 casas próximas ao local foram retirados para garantir a segurança durante o procedimento.
A reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira é fundamental para a ligação entre o Maranhão e o Tocantins, e o novo sistema de monitoramento representa um avanço na segurança de grandes estruturas como essa.
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