Hospital Regional de Caxias aprimora segurança do paciente com projeto nacional
Projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.
O Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, está implementando o projeto "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala - Saúde em Nossas Mãos", uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O objetivo principal é fortalecer os protocolos de redução de infecção hospitalar e, consequentemente, aumentar a segurança dos pacientes.
O projeto, que teve início em 2024 e tem previsão de término em 2026, está sendo desenvolvido na UTI do hospital. A iniciativa faz parte de uma colaboração entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde, incluindo o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCOR, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinho de Ventos e Hospital Sírio-Libanês.
A supervisora da UTI do Hospital Regional de Caxias, Raysa Beleza, destaca a importância do programa para a unidade: "Este programa tem uma importância enorme dentro da organização dos nossos serviços, um deles é a redução no número de infecções hospitalares, que traz melhora da assistência ao paciente, redução de gastos e torna a estadia do paciente na UTI mais segura".
Gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), o Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão tem como meta reduzir em até 50% as infecções relacionadas à assistência em saúde. Atualmente, o projeto está em sua segunda fase de implantação, que envolve o treinamento das equipes assistenciais e as primeiras auditorias.
Com a implementação do projeto "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala - Saúde em Nossas Mãos", o Hospital Regional de Caxias reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes, buscando oferecer um atendimento de excelência e reduzir os riscos de infecções hospitalares.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias