PF desmantela esquema de fraude em benefícios do INSS no Maranhão
Os mandados foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (5), nas cidades de São Luís e São José de Ribamar, na Grande Ilha, durante a operação Mandatum.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Mandatum, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudar benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Maranhão. A ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís e São José de Ribamar, na Região Metropolitana da capital.
A investigação apura um esquema de falsificação de atestados médicos para fins de cadastramento de procuradores de titulares de benefícios, em sua maioria já falecidos. Os criminosos utilizavam os documentos falsos para realizar prova de vida, renovar senhas bancárias e, posteriormente, sacar os valores dos benefícios.
De acordo com a PF, a fraude causou um prejuízo estimado em R$ 2,6 milhões aos cofres públicos, com o pagamento de 43 benefícios irregulares. A expectativa é de que esse valor possa ser ainda maior, após a análise dos materiais apreendidos durante a operação.
A Operação Mandatum é mais um passo no combate à corrupção e à proteção dos recursos públicos, garantindo que os benefícios sociais cheguem a quem realmente precisa. A Polícia Federal segue investigando o caso para identificar outros envolvidos e desmantelar completamente o esquema criminoso.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias