A Prefeitura de Caxias recebeu do Governo Lula uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O Prefeito Gentil recebeu o veículo em solenidade realizada com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e autoridades do estado da Bahia.
Caxias foi contemplada dentro do investimento do Governo Lula para a renovação da frota do SAMU. A iniciativa faz parte de um programa do Ministério da Saúde, que distribuiu 170 novas ambulâncias para nove estados do Nordeste. A ministra Nísia Trindade, disse que o objetivo é garantir uma cobertura de 100% do serviço até o final de 2025.
O Prefeito de Caxias, Gentil Neto, falou com grande alegria sobre a nova aquisição que tem o apoio da Deputada Federal, Amanda Gentil e do Ministro, André Fufuca.
“Mais uma conquista para o município de Caxias. Neste momento recebo uma ambulância que veio para fortalecer o serviço de saúde da nossa ‘Princesinha do Sertão’. Já é o terceiro veículo que conseguimos em menos de um mês de mandato. Conseguimos uma coletora, uma viatura e agora esta ambulância, tudo isso, graças a parceria do Governo Federal, da Deputada Federal, Amanda Gentil; do Ministro André Fufuca, com a Prefeitura de Caxias”, disse Prefeito Gentil, gestor da cidade de Caxias (MA).
Sobre o SAMU
Em qualquer parte do Brasil – do interior do Amazonas até os pampas do Rio Grande do Sul – há sempre alguém que recorre à expressão que tornou-se ao mesmo tempo corriqueira e indispensável em momentos de urgência: “Chama o Samu”.
A popularidade do serviço não é mero acaso. Exatos 24 anos, fica difícil imaginar o país sem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mais uma herança do governo Lula que deu novo rumo à saúde pública nacional.
Inspirado no modelo francês de atendimento de urgência (considerado o melhor do mundo), o Samu tem números tão gratificantes que dispensam qualquer ressalva sobre sua eficácia. Presente em quase 3 mil cidades, o serviço teve crescimento vertiginoso durante os governos do PT e, até 2016, cobria cerca de 75% da população – algo em torno de 156 milhões de pessoas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias