Sábado, 19 de Abril de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:

Ponte sobre o rio Itapecuru em Rosário, sofre com a falta de manutenção

Estrutura que dá acesso aos Lençóis Maranhenses apresenta sinais de deterioração e põe em risco a segurança de motoristas e pedestres.
- Fonte: Da Redação 29/01/2025 08:00 - Atualizado 17/04/2025 21:13
Ouça a matéria

A ponte Monsenhor Luís Alves Madureira, localizada sobre o rio Itapecuru, em Rosário, no Maranhão, está em uma situação preocupante. Construída no final da década de 80, a estrutura que é a principal via de acesso terrestre a um dos mais importantes polos turísticos do estado, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, sofre com a falta de manutenção e apresenta diversos problemas que comprometem a segurança de motoristas e pedestres.

Fissuras, buracos e ferrugem

A situação da ponte é crítica. Em vários trechos, é possível ver fissuras na pista que se estendem de um lado ao outro do asfalto, além de buracos que surgem sobre a estrutura, aumentando o risco de acidentes. As laterais da ponte, que deveriam ser utilizadas por pedestres e ciclistas, estão sem espaço e segurança, o que obriga as pessoas a se arriscarem no meio dos carros.

"O espaço é pequeno para passar aqui dentro. Quando a gente vem andando sozinha, ainda dá, mas de bicicleta não tem como. O jeito é vir por cima e é muito arriscado", disse a pescadora Maria Francisca Pereira.

A estrutura metálica da ponte está enferrujada, o que impede as pessoas de se segurarem nas laterais, aumentando ainda mais o perigo, principalmente pela altura do guarda-corpo, que mal passa de 1,30 metro, abaixo do mínimo de 1,10 metro exigido pelas normas da ABNT.

DNIT garante que não há risco, mas moradores temem o pior

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou uma inspeção no local no ano passado e garantiu que não há risco na estrutura da ponte. No entanto, quem trafega pelo local teme que algo possa acontecer.

Em nota, o DNIT afirmou que a ponte foi vistoriada em dezembro de 2024 e que a equipe técnica identificou falhas na estrutura em alguns pontos da laje do tabuleiro. O departamento informou ainda que o trecho está em uma rodovia estadual, mas que por decisão liminar, está sob a responsabilidade do departamento e por isso, solicitou novos levantamentos para verificar o comportamento estrutural da ponte e reforçou, que não há interrupção no tráfego porque não foram identificados problemas que comprometem a estabilidade na ponte.

Apesar das garantias do DNIT, a população de Rosário e os turistas que frequentam a região esperam que providências sejam tomadas o mais rápido possível para garantir a segurança de todos que utilizam a ponte.

PUBLICIDADE