Governo Lula e Prefeitura de Caxias Distribuem Absorventes do Programa Dignidade Menstrual em Escolas Municipais
Em uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e da Saúde, a Prefeitura de Caxias (MA) realizou, nesta terça-feira (21), a entrega de absorventes higiênicos em 29 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa integra o Programa Dignidade Menstrual, do Governo Federal, em execução desde 2023.
Mais de 1.600 estudantes foram beneficiadas nesta etapa, com a distribuição de 352 caixas, totalizando 11.880 pacotes de absorventes. O objetivo é garantir o acesso a este item essencial de higiene íntima feminina para alunas entre 10 e 49 anos, cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e vivem em situação de vulnerabilidade social.
Shirley Almones, coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou a importância da ação: “A entrega dos absorventes é fundamental para garantir a dignidade e o bem-estar das nossas alunas, permitindo que elas frequentem a escola com mais conforto e segurança durante o período menstrual.”
A enfermeira Mahely Barbosa, de uma das unidades de ensino, também destacou a melhoria no processo de distribuição dos absorventes: “Com a organização e o apoio do programa, a entrega se tornou mais ágil e eficiente, chegando a quem realmente precisa.”
Programa Dignidade Menstrual Beneficia Milhões em Todo o Brasil
O Programa Dignidade Menstrual, em seu primeiro ano de execução, alcançou a marca de 2,1 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade ou baixa renda em todo o país. A iniciativa distribuiu 240,3 milhões de absorventes, com um investimento de R$ 119,7 milhões do Ministério da Saúde.
No Maranhão, o programa beneficiou 92,3 mil pessoas, com a entrega de 9,3 milhões de absorventes e um investimento de R$ 4,7 milhões. O balanço de 2024 compreende o período de 17 de janeiro, data de lançamento do programa, até 31 de dezembro.
A distribuição abrange todas as regiões do Brasil, em mais de 31 mil estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB). Além do acesso a produtos essenciais, o programa promove a conscientização sobre a menstruação e oferece qualificação técnica a agentes públicos sobre temas como menarca, prevenção de infecções e combate ao preconceito.
Instituído pelo Decreto nº 11.432, de 8 de março de 2023, o Programa Dignidade Menstrual é uma parceria entre os Ministérios da Saúde, das Mulheres, da Justiça e Segurança Pública, da Educação, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A iniciativa se consolida como uma importante política pública no combate à pobreza menstrual, impactando positivamente a saúde, a autoestima e a qualidade de vida de milhões de brasileiras.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias