Terça, 22 de Abril de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:
Caxias - MA

IFMA de Caxias realiza campanha de doação de sangue

Estudantes, servidores e comunidade externa são convidados a participar da ação solidária.
- Fonte: Ascom/ IFMA 19/01/2025 10:28 - Atualizado 17/04/2025 16:23
Ouça a matéria

Na quarta-feira (22), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), promove uma campanha de doação de sangue. A ação tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da doação regular, essencial para manter os estoques de sangue abastecidos e atender às demandas de transfusões e tratamentos médicos.

O evento será realizado das 14h às 20h, na Biblioteca Professor Luis Queirois, e está aberto a estudantes, servidores, prestadores de serviços e à comunidade externa. A iniciativa também visa ampliar o cadastro permanente de doadores de sangue, fortalecendo a rede de solidariedade e cuidado com a saúde pública.

O procedimento de doação é simples, rápido e totalmente seguro. Todo o material utilizado é descartável, eliminando qualquer risco de contaminação para os participantes.

Para participar, é necessário atender aos seguintes requisitos:

•    Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam apresentar consentimento formal do responsável legal. O modelo do documento está disponível na DDE);

•    Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

•    Apresentar documento de identificação oficial com foto (Carteira de Identidade, CNH, Passaporte, entre outros. 

A doação de sangue é um ato voluntário que salva vidas. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, contribuindo diretamente para procedimentos médicos, cirurgias, tratamentos oncológicos e emergências. A participação de doadores regulares é fundamental para garantir que os estoques de sangue estejam sempre disponíveis, especialmente em períodos de alta demanda.

Para mais informações sobre a doação de sangue, acesse o site do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE