São Luís sediará o Encontro Internacional de Escritores de Língua Portuguesa
Convento das Mercês (Foto: Reprodução) |
Entre os dias 19 e 21 de novembro, São Luís será palco de um encontro inédito que reunirá quatro grandes escritores de língua portuguesa em atividade. Estarão na capital maranhense o moçambicano Mia Couto, os angolanos José Eduardo Agualusa e Ondjaki e a historiadora brasileira Mary del Priore. O evento terá lugar no Convento das Mercês e faz parte do projeto Conversações de Além-Mar, que recentemente, em sua quarta edição, trouxe a São Luís o escritor cabo-verdiano Joaquim Arena.
O romancista esteve na cidade para um bate-papo na Academia Maranhense de Letras (AML) e lançamento nacional do seu romance Siríaco e Mr. Charles, obra vencedora do Prêmio Oceanos 2023.
Nas palavras do advogado e escritor Alexandre Lago, um dos idealizadores do projeto, o Conversações de Além-Mar tem como principal objetivo a aproximação das literaturas de língua portuguesa e sua maior disseminação pelos diversos países que falam o idioma, em especial o Brasil.
Nos incomodava e continua incomodando muito o fato de nós, brasileiros, desconhecermos escritores e escritoras dos demais países de língua portuguesa, como Timor Leste, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e mesmo de Portugal, como também o fato de escritores desses países desconhecerem a literatura brasileira contemporânea, observa Lago, um estudioso da literatura lusófona. Com exceção de nomes já celebrizados, diz ele, praticamente não conhecemos esses autores, sendo que eles também desconhecem a nossa produção literária atual.
Além de palestra e interação com o público, está prevista sessão de autógrafos e reuniões. Alexandre Lago faz questão de frisar, no entanto, um aspecto importante do Conversações de Além-Mar, que é o fato de o projeto não ficar limitado a encontros em auditórios e lançamento de obras.
Em suas passagens por São Luís, os nossos convidados visitam instituições culturais, como bibliotecas e casas de cultura, trocam experiências com nossos escritores, conversam com gestores e visitam autoridades. Enfim, formam vínculos e pontes importantes para o crescimento da literatura lusófona, incluindo, bom que se diga, a produzida no Maranhão, diz Lago, lembrando, por exemplo, que a partir da vinda desses escritores muitos são os trabalhos de dissertação de mestrado que surgem nas universidades, estudando suas obras.
O encontro é uma realização do Instituto Casa do Autor Maranhense e da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) que tem como uma das missões institucionais a promoção e a divulgação do patrimônio histórico e cultural das culturas ibero-americanas e lusófonas, bem como a promoção da amizade e do intercâmbio cultural entre seus povos.
Sendo assim, o evento coaduna com tal propósito que busca incentivar o diálogo entre as nações de língua portuguesa, reforçando os laços culturais que unem esses países e valorizando a riqueza literária e histórica que emerge dessas tradições.
PROGRAMAÇÃO
- 19/11 (TERÇA-FEIRA) | 18h
Sessão Solene em homenagem aos 35 anos do Instituto Internacional da Língua Portuguesa
Homenageados:
José Sarney
Mário Soares (In Memoriam)
José Aparecido de Oliveira (In Memoriam)
- 20/11 (QUARTA-FEIRA) | 19h
Diálogo com os escritores Mary Del Priore e Ondjaki
Mediação: Bruno Tomé (Academia Ludovicense de Letras) e Bruna Castelo Branco (jornalista)
Lançamento dos livros:
Segredos de uma Família Imperial (Mary Del Priore)
Bom dia, Camaradas (Ondjaki)
- 21/11 (QUINTA-FEIRA) | 19h
Diálogo com os escritores Mia Couto e Agualusa
Mediação: Ceres Costa Fernandes (Academia Maranhense de Letras) e Adonay Moreira (escritor).
Lançamento dos livros:
A cegueira do Rio (Mia Couto)
Mestre dos Batuques (Agualusa)
Fonte: O imparcial
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas
Últimas Notícias