Maranhão é o primeiro estado a formar policiais militares na especialização Comando e Estado Maior
O Governo do Estado formou nesta segunda-feira (18) as duas primeiras turmas do Curso de Comando e Estado Maior (CCEM). A formação foi viabilizada a partir de parceria da Secretaria de Estado e Segurança Pública (SSP) e do Estado Maior da Polícia Militar com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ao todo, 108 militares estão capacitados para funções de comando e gestão dentro da corporação.
Além disso, a especialização torna os participantes aptos a promoção para o posto de coronel, o mais alto da Polícia Militar. A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Jardim Renascença, e também marcou o início de uma nova turma composta por majores e tenentes-coronéis. O momento foi acompanhado pelo governador em exercício Felipe Camarão.
É possível observar a importância que o governador Carlos Brandão dá para a qualificação técnico-profissional daqueles que vão comandar o sistema de segurança pública do nosso estado ao fazer uma parceria com a UFMA de modo que esses militares quando forem alçados ao posto de coronel possam estar devidamente capacitados. O governador investe na parte de infraestrutura, com equipamentos e viaturas, e na valorização desses profissionais, observou Felipe Camarão.
O CCEM confere o título de especialização lato sensu aos oficiais superiores da corporação, tenentes-coronéis e majores, habilitando-os à ascensão na carreira para chegar ao maior posto da corporação, o de coronel. As aulas são ministradas na modalidade presencial e de ensino à distância, totalizando uma carga horária geral de 360 horas.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, o pioneirismo do Maranhão demonstra o compromisso da gestão estadual com qualificação dos profissionais da segurança. Ele ressaltou que vários investimentos estão sendo realizados contemplando tanto a infraestrutura quanto os servidores públicos.
Está de parabéns a nossa Polícia Militar que sai na frente e prepara seus homens e mulheres para as atividades de comando. É uma nova qualificação para os nossos policiais, são novas metodologias aplicadas ao longo desse curso a partir de parceria com a UFMA, destacou Maurício Martins.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando, afirmou que o início de uma nova turma e a formação de 108 oficiais são motivos de orgulho e alegria para a corporação. Ele definiu a capacitação como um marco significativo de fortalecimento à capacidade estratégica e de liderança da corporação.
O principal ganho [com a especialização] é essa capacidade de gestão, pois o comandante ou oficial seja de um batalhão, de companhia ou de um grande comando precisa ter essa capacidade de gerir as coisas, que é uma das principais funções dos oficiais. Estamos entregando para a sociedade maranhense mais 108 oficiais capacitados e prontos para execução de novas estratégias de combate à criminalidade, relatou o coronel Paulo Fernando.
Fonte: O imparcial
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas
Últimas Notícias