Campeonato Maranhense mantém fórmula de disputa para 2025
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) realizou, na última sexta-feira (22), a primeira reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Maranhense de 2025, que contou com representantes da FMF e dos clubes participantes da próxima edição do Estadual. Nesse primeiro encontro, as equipes confirmaram que o Maranhense 2025 manterá a fórmula de disputa de 2024, com a competição sendo realizada em 18 datas. A informação foi divulgada inicialmente pela página Futebol Maranhão e confirmada pelo Imirante Esporte.
De acordo com o formato aprovado, os oito clubes do Campeonato Maranhense de 2025 se enfrentarão em turno e returno, totalizando 14 rodadas. Os quatro times de melhor campanha garantem vaga nas semifinais do Estadual, enquanto os dois clubes de pior campanha serão rebaixados para a disputa da Segundinha Maranhense na temporada de 2025.
Assim como na temporada de 2024, as semifinais e a final do Campeonato Maranhense de 2025 serão disputadas em jogos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha tendo a vantagem do mando de campo na partida decisiva. Em caso de empate no placar agregado dos dois duelos, seja nas semifinais ou na final, a decisão vai para as cobranças de pênaltis.
Os dois finalistas do Campeonato Maranhense de 2025 garantem vagas para representar o estado na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Série D de 2026. As vagas da Copa do Nordeste, por sua vez, não estão garantidas, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja uma reformulação no formato da competição regional a partir de 2026.
Além de confirmar a fórmula de disputa do Campeonato Maranhense de 2025, a reunião do Conselho Arbitral definiu uma novidade para a competição: as despesas dos clubes com arbitragem e ambulância, cuja presença é obrigatória em jogos de futebol profissional, serão pagas pela Federação Maranhense de Futebol.
Em 2025, o Campeonato Maranhense contará com oito equipes: Sampaio Corrêa, Maranhão Atlético, Imperatriz, Moto Club, Tuntum, Pinheiro, Real Codó e IAPE, sendo que os dois últimos garantiram vaga após chegarem à decisão da Segundinha Maranhense de 2024. Na última edição do Estadual, o Sampaio Corrêa foi campeão após vencer o Maranhão Atlético na final.
Fonte: imirante
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas
Últimas Notícias