Projeto de extensão leva Inglês a crianças quilombolas em Caxias
Iniciativa do IFMA Campus Caxias valoriza a cultura local e amplia oportunidades educacionais para crianças da comunidade Soledade.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Caxias, deu início ao projeto de extensão Inglês de Forma Lúdica para Crianças Quilombolas, na comunidade do Quilombo Soledade. Idealizado pela professora Antonia da Silva Ribeiro Gonçalves Neta, o projeto visa oferecer uma base sólida para o aprendizado da língua inglesa, integrando elementos da identidade cultural quilombola no processo de ensino.
Segundo a coordenadora do projeto, o objetivo é ir além do ensino tradicional do idioma. Queremos que as crianças desenvolvam habilidades básicas de leitura, escrita, fala e compreensão auditiva, mas também que o aprendizado respeite e valorize o contexto cultural delas. Isso torna o processo mais significativo e relevante, destacou a professora Antonia.
Inicialmente projetado para atender vinte e cinco crianças, o sucesso da iniciativa rapidamente atraiu mais participantes. Margarida Andrade, avó do aluno Francisco Conrado, celebrou a oportunidade. Para mim e para o meu neto, está sendo maravilhoso. É uma experiência única, afirmou. Aprender inglês está sendo incrível! As atividades são muito divertidas e diferentes, complementou Conrado.
O projeto conta com a participação de bolsistas dos cursos de Ciência da Computação e Zootecnia. Pedro Lucas da Silva Oliveira, estudante de Ciência da Computação, destacou a satisfação em contribuir com a iniciativa. No ano passado, atuei no curso Inglês Básico Aplicado ao Turismo, e foi uma experiência muito gratificante. Agora, estamos focados no público infantil, o que traz novos desafios e aprendizados. Ver a alegria das crianças e como elas se envolvem nas atividades é algo único, frisou.
Luis Morais, servidor do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI), ressaltou o impacto do projeto na comunidade e no próprio IFMA. Além de desenvolver habilidades primárias de comunicação e escrita nas crianças, o projeto fortalece a relação entre o Instituto e a comunidade quilombola, contribuindo para a inclusão e a valorização cultural. Também é uma oportunidade para os estudantes e servidores adquirirem experiência e expandirem seus horizontes, afirmou.
Luis destacou ainda o compromisso do Campus Caxias com a internacionalização e a qualidade educacional. Estamos alinhados aos padrões globais de ensino, proporcionando uma educação inclusiva e transformadora. Este projeto é um exemplo de como a língua inglesa pode ser um instrumento de integração e valorização cultural, especialmente para as crianças da comunidade Soledade, destacou.
A ação foi selecionada no Edital de Fomento de Ações de Extensão n.º 05/2024, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). A execução é acompanhada pelo DERI, que reforça o compromisso do IFMA em promover projetos de impacto social e cultural.
Com aulas lúdicas e envolventes, o projeto Inglês de Forma Lúdica para Crianças Quilombolas segue transformando vidas, unindo educação e cultura em prol de um futuro mais inclusivo e promissor, concluiu a professora Antonia.
Fonte: ASCOM/IFMA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas
Últimas Notícias