IFMA Caxias: Workshop aborda biotecnologias para eficiência produtiva
A terceira edição do Workshop sobre Biotecnologias para Eficiência Produtiva na Região dos Cocais Maranhenses foi realizada pelo IFMA Campus Caxias neste mês de dezembro. Com entrada gratuita mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, o evento reuniu produtores rurais, agricultores, pecuaristas, estudantes e pesquisadores interessados em aprimorar a produtividade agropecuária de forma sustentável.
A iniciativa buscou disseminar práticas e conhecimentos em biotecnologias que favorecem a eficiência produtiva, a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconômico da região. A programação contou com palestras, minicursos e oficinas conduzidos por especialistas renomados. Além disso, a edição deste ano trouxe novidades, como o 1º Ciclo de Palestras em Bubalinocultura e o 1º Ciclo de Palestras em Suinocultura, realizados paralelamente ao workshop.
Para o professor José Manoel de Moura Filho, organizador do evento, a iniciativa é um marco para o setor agropecuário local. Esse workshop fortalece a troca de saberes técnicos e científicos, contribuindo diretamente para práticas mais sustentáveis e produtivas na região. Este ano, batemos todas as metas em relação ao evento anterior, tanto em número de participantes quanto em produtores rurais, técnicos externos e estudantes. O envolvimento da comunidade e dos parceiros tornou o evento ainda mais grandioso, destacou.
O evento também foi organizado por estudantes do curso de Zootecnia matriculados nas disciplinas de Bovinocultura de Corte e Extensão Rural, juntamente com os membros do Grupo de Pesquisa em Gestão e Manejo de Animais de Produção (GPMAP). A aluna Regiane Gonçalves Pereira, do curso de Zootecnia e integrante da comissão organizadora, compartilhou sua experiência. Participar da organização foi um desafio, mas extremamente gratificante. Saber que tantas pessoas saíram satisfeitas e que contribuímos para um evento tão impactante me enriqueceu como pessoa e futura profissional, afirmou.
O evento também contou com o apoio de empresas e parceiros, como Banco do Nordeste, IMEVE S.A. Saúde e Biotecnologia em Nutrição Animal, MSD Saúde Animal, Cred Campo Consultoria e Crédito Rural, Valfran Troncos, Balanças e Currais, Safra Consultoria e Projetos Agropecuários, Restaurante Pontão, NutriFarm e ABS. A parceria com instituições renomadas agrega muito valor ao nosso workshop. A IMEVE, por exemplo, tem sido uma parceira desde o início, e novas instituições, como o Banco do Nordeste, se somaram este ano, reforçando ainda mais a qualidade do evento, comentou o professor Manoel.
Participantes destacam aprendizado e impacto do evento
Italo Ryan da Silva, que recentemente concluiu o Ensino Médio e o curso técnico em Agropecuária no Campus Caxias e, atualmente, é estudante de Engenharia Agronômica na UFPI, participou do workshop com grande entusiasmo. O que me motivou a vir foi a oferta de novos cursos e oficinas, sempre inovadores e de qualidade. Gostei bastante da organização e das palestras. O IFMA é nota 10 em tudo e quem participa uma vez sempre quer voltar, elogiou.
Já a técnica em Agropecuária Jéssica Brito, residente no Projeto de Assentamento Caxirimbu e aluna do curso Operador de Beneficiamento de Pescado oferecido pelo IFMA, também expressou sua satisfação. Eventos como esse são fundamentais para nós, que atuamos no campo. Aprendi muito e saio daqui com novas perspectivas para aplicar no meu dia a dia, comentou.
Reconhecimento à equipe organizadora
O diretor geral do campus, Raimundo Filho, parabenizou a equipe organizadora pelo sucesso do evento. O professor Manoel e os estudantes envolvidos no workshop merecem todo o reconhecimento. A dedicação deles é evidente no impacto positivo que essa iniciativa traz para a comunidade acadêmica e os produtores da região. Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado, afirmou.
O evento foi selecionado pelo Edital de Fomento de Ações de Extensão n.º 05/2024, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). Luis Morais, do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI), destacou o papel da extensão na promoção de eventos como esse. A extensão é essencial para conectarmos a comunidade ao conhecimento produzido no IFMA. O workshop é um exemplo claro de como essa integração pode gerar benefícios duradouros, promovendo inovação e sustentabilidade no setor agropecuário, concluiu.
Fonte: ASCOM IFMA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas
Últimas Notícias