Maranhão passa a integrar sistema nacional de alerta da Defesa Civil
Durante o encontro, foram apresentadas as estruturas de comunicação, protocolos operacionais e os equipamentos que serão utilizados para integrar o Maranhão ao novo sistema de alertas.
O Maranhão está em contagem regressiva para adesão ao Defesa Civil Alerta. O sistema, coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), emite aviso emergencial para alertar a população sobre riscos de desastres naturais. A iniciativa é parte da política nacional de redução de riscos e fortalecimento dos órgãos de Defesa Civil, em todo o país.
Nesta sexta-feira (6), comitiva da SEDEC visitou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA) para conhecer o aparato tecnológico e logístico do estado e definir últimos detalhes para implementação do sistema.
Durante o encontro, foram apresentadas as estruturas de comunicação, protocolos operacionais e os equipamentos que serão utilizados para integrar o Maranhão ao novo sistema de alertas. O sistema foi pensado para salvar vidas, enfatizou o analista técnico da Defesa Civil Nacional, Vitor Faria. “É uma ferramenta direta, rápida e acessível, mesmo para quem não possui internet. A população em áreas de risco receberá o aviso sonoro e visual, direto no celular, como acontece em países como Japão e Estados Unidos. Queremos garantir que essa ferramenta seja implantada com eficiência e que o Maranhão esteja totalmente preparado,” explicou.
A presença da SEDEC no Maranhão contribui para disseminar esta política pública, que tem a principal meta de proteger vidas e reduzir danos com planejamento, tecnologia e cooperação federativa, aponta o coordenador da CEPDECMA, coronel Sandro Amorim. Ele destacou o empenho do estado na integração com a política nacional. “Estamos prontos para essa nova etapa. Nossa estrutura está organizada, com equipes capacitadas e protocolos bem definidos. A parceria com o Governo Federal vem consolidar esse compromisso com a segurança dos maranhenses”, afirmou.
O Defesa Civil Alerta será inicialmente testado nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz. O teste nessas localidades, que apresentam registros recorrentes de enchentes e alagamentos, irá familiarizar a população com o funcionamento da plataforma e garantir que todos saibam como agir diante de uma emergência real.
A etapa de testes é necessária para orientar a população de maneira mas objetiva, pontua o major Rafael Viana, que participou da reunião técnica. “Será um momento essencial para ajustar a comunicação com a população. Vamos usar esse período para esclarecer dúvidas e reforçar orientações nas comunidades”, observou.
Para o major Roberto Rodrigues, a nova tecnologia é um avanço importante. “Hoje, muitas pessoas ainda dependem de rádios comunitários ou mensagens de aplicativos para saber sobre riscos. Com o novo sistema, o aviso chega direto no celular, equipamento que praticamente toda a população possui, e de forma clara. Isso faz toda a diferença na hora de evacuar uma área ou buscar abrigo”, avaliou.
Tecnologia salvando vidas
O sistema funciona em celulares conectados às redes 4G e 5G, sem necessidade de cadastro prévio. As mensagens aparecem em tela cheia e são acompanhadas de um som de sirene, o que aumenta significativamente a chance de resposta rápida da população.
A expectativa é que, com a implementação da tecnologia, o país se torne mais resiliente frente a eventos climáticos extremos, como enchentes, deslizamentos de terra e longos períodos de seca. Já em funcionamento nos estados das regiões Sul e Sudeste, o Defesa Civil Alerta começa a operar no Nordeste a partir de 14 de junho.
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