Polícia apreende 5 toneladas de peixe ilegal no Piauí com destino a Caxias
Em janeiro, a PRF apreendeu uma carga ilegal de barbatanas de tubarão. A pesca direcionada de tubarões é proibida no Brasil. Em fevereiro, a PM apreendeu peixes sendo transportados ilegalmente.
A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) realizou duas grandes apreensões de pescado ilegal em um intervalo de poucos dias, demonstrando um esforço intensificado no combate a crimes ambientais na região. As ações, que ocorreram em diferentes pontos do estado, resultaram na apreensão de toneladas de peixes de diversas espécies, além da identificação e autuação dos responsáveis pelo transporte irregular.
Primeira apreensão: 5 toneladas de pescado que vinha para Caxias- MA
A primeira apreensão ocorreu na última sexta-feira (7), na PI-140, na região da Serra Vermelha, em São Raimundo Nonato. Durante uma blitz, a PM-PI interceptou um caminhão que transportava cerca de 5 toneladas de pescado ilegal. O veículo, que vinha do município de Remanso, na Bahia, tinha como destino a cidade de Caxias, no Maranhão.
Segundo os policiais, o pescado foi retirado do Rio São Francisco e era transportado sem a devida documentação, configurando crime ambiental conforme a Lei nº 9.605/98. Diante da infração, a carga foi apreendida e doada à Secretaria de Assistência Social do município para distribuição às famílias cadastradas.
Entre as espécies apreendidas, estavam tilápia, tambaqui, mandi, surubim, dourado, piranha, tucunaré, curimatá e cari, todas provenientes do Rio São Francisco. O responsável pelo transporte foi autuado com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Segunda apreensão: 1 tonelada de pescado
Na quarta-feira (5), a PM-PI já havia realizado outra apreensão de pescado ilegal, desta vez na PI-140, na saída de São Raimundo Nonato para o município de Canto do Buriti. A ação, que resultou na apreensão de 1 tonelada de peixe, ocorreu após denúncia recebida via Centro de Operações Policiais Militares (Copom).
Uma equipe da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) abordou uma caminhonete branca que transportava os peixes sem a devida documentação. O condutor afirmou que a carga havia sido retirada do Rio São Francisco, em Remanso (BA), e tinha como destino as cidades de Cristino Castro e Bom Jesus, no sul do Piauí.
Combate à pesca ilegal
As duas apreensões, que somam 6 toneladas de pescado ilegal, representam um duro golpe contra a pesca ilegal no Piauí e reforçam o compromisso da PM-PI com a preservação do meio ambiente. As ações demonstram a importância da fiscalização e do trabalho de inteligência para coibir crimes ambientais e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais.
Vale destacar que a pesca direcionada de algumas espécies, como a do tubarão, é proibida no Brasil. Em janeiro deste ano, a PRF apreendeu uma carga ilegal de barbatanas de tubarão, evidenciando a persistência de crimes ambientais relacionados à pesca no país.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias