Idoso de 74 anos faz o Enem pela 1ª vez e garante vaga no curso de Ciências Biológicas na UFPI
"Nunca é tarde para aprender": Idoso de 74 anos realiza sonho de cursar Ciências Biológicas na UFPI
Em meio a milhares de estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca de uma vaga no ensino superior, uma história se destaca: a de João, um idoso de 74 anos que acaba de ser aprovado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Nascido e criado em Patos, no Piauí, João sempre teve o sonho de cursar uma faculdade, mas a vida o levou por outros caminhos. Pai de três filhos e avô de cinco netos, ele trabalhou a vida toda para sustentar sua família, mas nunca deixou de lado o desejo de aprender e se aprimorar.
Após se aposentar, João decidiu que era hora de realizar seu sonho. Voltou a estudar, concluiu o ensino médio e se inscreveu no Enem. Com muita dedicação e disciplina, ele se preparou para as provas e, para sua alegria, foi aprovado.
"Sempre gostei de estudar, mas nunca tive a oportunidade de fazer uma faculdade", conta João. "Agora, com a aprovação no Enem, estou realizando um sonho antigo. Quero mostrar para meus netos que nunca é tarde para aprender e correr atrás dos nossos objetivos".
A história de João é um exemplo de superação e inspiração para todos. Ele mostra que a idade não é um obstáculo para realizar sonhos e que a paixão por aprender pode nos levar a lugares inimagináveis.
Outras histórias de sucesso no SISU
Além de João, outros estudantes da Rede Estadual do Piauí também celebraram suas aprovações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Jovens que, assim como João, dedicaram-se aos estudos e agora colhem os frutos de seu esforço.
Entre eles, destacam-se três estudantes que sonhavam em cursar Medicina e foram aprovados:
- Pedro Vítor de Araújo Siqueira, do CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, foi aprovado na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Filho de um carpinteiro e de uma lavradora, Pedro dedicou sua conquista aos seus professores e familiares e escolheu Medicina para proporcionar um futuro melhor à sua família.
- Matheus Ivic, de 18 anos, foi aprovado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filho de um mecânico de refrigeração e de uma atendente de telemarketing, Matheus atribui o resultado ao suporte de sua família e dos amigos. Estudante do CETI Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, ele destacou o papel da biblioteca escolar e de iniciativas como o Pré-Enem Seduc em sua preparação.
- Ronald Luiz Campelo Cruz, também com 18 anos, obteve vaga na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Natural de Novo Santo Antônio, ele estudou no CETI Antônio Vitório de Sousa e conquistou medalhas de ouro em eventos como o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Inspirado pelos irmãos gêmeos, estudantes de Medicina, Ronald conciliava uma rotina disciplinada de estudos e exercícios físicos, reconhecendo o papel fundamental da família em sua jornada.
Essas histórias de sucesso são um incentivo para que outros estudantes da rede estadual continuem se dedicando aos estudos e buscando seus sonhos. O Piauí tem muito a se orgulhar de seus jovens talentos e de seus professores dedicados, que se esforçam para oferecer um ensino de qualidade e preparar os alunos para o futuro.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas

Últimas Notícias