Domingo, 12 de Janeiro de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:

Reginaldo Pinho

Professor, Pesquisador, Advogado, Jornalista, Especialista em História, Direito Constitucional e Mestre em Ciência Política.

A alegria das chuvas e os riscos de infecções

Da passagem do período seco para o chuvoso no Maranhão
Reginaldo Pinho
12/01/2025 09:55 - Atualizado 12/01/2025 15:51
Ouça a matéria

O início das chuvas na região leste do estado do Maranhão traz alegria, mas também preocupações. Com a água que cai do céu, amenizando as altas temperaturas e preparando o solo para as plantações na zona rural da região, também se observa um aumento na presença de moscas, mosquitos e um alto índice de pessoas afetadas por infecções intestinais e respiratórias. A situação é agravada com a permanência entre nós do Covid, que, mesmo em uma escala menor que no tempo da pandemia, continua fazendo vítimas.

O estado do Maranhão não tem estações do ano bem definidas, pois aqui costuma-se referir apenas ao período seco e ao período chuvoso. Neste ano, as chuvas começaram bem tarde, prolongando uma estiagem que não é comum na região. É comum, na transição entre essas épocas, o aumento de casos de doenças respiratórias, além de outras infecções.

Observa-se um crescimento no número de atendimentos em postos médicos e até internações, sendo registrados, infelizmente, também óbitos. Em São Luís, nesta semana, os cuidados com essa situação foram redobrados, com especial atenção ao surgimento de novos casos de Covid-19. Matéria publicada na imprensa regional destacou pontos de vacinação na capital, reforçando o papel do jornalismo como utilidade pública ao não apenas informar sobre os perigos da época, mas também orientar sobre as medidas preventivas que todos devem adotar para evitar internações ou até mortes.

Cumprindo o nosso papel, o Portal Leste News também se coloca à disposição para informar e orientar a população para que redobre os cuidados no dia a dia, especialmente durante esse período. Algumas medidas importantes incluem:

  1. Manter a vacinação em dia, incluindo doses contra a Covid-19 e gripe;
  2. Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel;
  3. Evitar aglomerações e usar máscaras em locais fechados ou com pouca ventilação;
  4. Garantir uma boa hidratação e alimentação equilibrada para fortalecer o sistema imunológico;
  5. Procurar atendimento médico ao apresentar sintomas respiratórios persistentes.

Esperamos que as administrações municipais, que contam com recursos vultuosos para cuidar da população, utilizem estes recursos para fazer propaganda e marketing, como é comum ver atualmente, mas que também utilizem para informar sobre cuidados de prevenção e façam esquemas especiais de atendimento nas emergências.

Com a colaboração de todos, é possível reduzir os índices de contaminação e proteger as pessoas mais vulneráveis.