MA: Acidentes com motociclistas geram impactos significativos no SUS
Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta que os custos desses acidentes aumentam a demanda por atendimento médico e interferem no orçamento do SUS.
Entre 2020 e 2024, o Maranhão registrou 3.126 acidentes graves envolvendo motociclistas, o que representa mais de 86% dos 3.636 acidentes registrados no período.
Nos primeiros cinco meses de 2024, ocorreram 437 acidentes envolvendo motociclistas, com um total de 445 mortes registradas no período. Em 2023, o estado contabilizou 1.136 acidentes graves e 1.191 fatalidades.
Os números revelam a gravidade do trânsito, impactando o Sistema Único de Saúde (SUS) ao sobrecarregar os serviços de saúde e aumentar os custos hospitalares.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para os custos desses acidentes, que aumentam a demanda por atendimento médico e interferem no orçamento do SUS, comprometendo o atendimento de outras necessidades de saúde da população.
De acordo com a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Débora Campos, é importante de monitorar os impactos desses acidentes, tanto no aspecto social quanto nos custos financeiros.
"Monitoramos os impactos9 dos acidentes de trânsito na vida da população, incluindo os custos desses acidentes e o acompanhamento dos casos com indicadores de mortalidade" afirma Débora Campos.
Esses dados não apenas evidenciam os danos humanos causados pelos acidentes, mas também o fardo financeiro que recai sobre o sistema de saúde pública.
Lourival Cunha, presidente da SOS Vida, destacou que combater a violência no trânsito exige educação, conscientização e investimentos em melhorias na infraestrutura viária.
"O principal remédio para resolver a violência no trânsito é a educação. Além da fiscalização rigorosa, a pavimentação das vias e uma boa estrutura são essenciais para reduzir esses números". Afirmou.
Fonte: Difusora News
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas
Últimas Notícias