Lula venceria eleições de 2026 contra qualquer adversário, diz Paraná Pesquisas
Segundo o instituto Paraná Pesquisas, que divulgou uma projeção para as eleições presidenciais de 2026 nesta quarta-feira (27), se o pleito fosse realizado hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraria em todos os cenários de primeiro turno contra potenciais adversários, mesmo com a ausência de Jair Bolsonaro, inelegível após condenação judicial. A pesquisa também indica que, em simulações de segundo turno, Lula enfrenta empates técnicos com nomes ligados ao bolsonarismo.
No principal cenário testado, com Michelle Bolsonaro (PL) como candidata da direita, o presidente aparece com 34,2% das intenções de voto, enquanto a ex-primeira-dama obtém 27,5%. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) fica em terceiro lugar, com 10,2%, seguido pela ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 8,2%, e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que tem 6,4%.
Entre outros potenciais nomes da direita, nenhum alcança a liderança frente ao petista. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e um dos nomes mais cotados como sucessor de Bolsonaro, teria 24,1% contra 34,7% de Lula.
Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, alcançaria 12,2%, ficando atrás de Ciro Gomes (13,4%). Já Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, soma apenas 15,3%, enquanto o presidente marca 34,4%.
Apesar da vantagem consolidada no primeiro turno, os cenários de segundo turno apresentam disputas mais apertadas. Contra Bolsonaro, Lula teria 43,7% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente marcaria 41,9%, configurando um empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Em um eventual embate com Michelle, o petista também mantém pequena vantagem: 42,7% contra 40,8%. Já contra Tarcísio de Freitas, a disputa seria igualmente acirrada, com Lula pontuando 43% e o governador de São Paulo obtendo 39,2%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de setembro, com 2.014 eleitores entrevistados em 86 municípios, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. O grau de confiança do levantamento é de 95%.
Fonte: DCM
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas
Últimas Notícias