Domingo, 12 de Janeiro de 2025

MENU

--°C

Carregando...

Dólar R$ --

Euro R$ --

PUBLICIDADE

Siga-nos:

“Ainda Estou Aqui” é indicado ao “Oscar inglês”, como um dos melhores filmes estrangeiros

- Fonte: DCM 03/01/2025 15:32 - Atualizado 11/01/2025 19:55
Ouça a matéria

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, continua sua trajetória de sucesso internacional ao ser pré-indicado ao BAFTA 2025 na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Apesar da ausência de Fernanda Torres na pré-lista de Melhor Atriz, a obra mantém-se em destaque, representando o Brasil nas principais premiações do cinema.

A lista divulgada nesta terça-feira (3) pelo BAFTA, conhecido como o “Oscar britânico”, revelou os dez filmes que seguem na disputa por uma das cinco vagas finais na categoria. O anúncio oficial dos indicados será feito em 15 de janeiro, em transmissão ao vivo no YouTube. A cerimônia de premiação está marcada para 16 de fevereiro, no Reino Unido.

Veja os pré-indicados do BAFTA: 

  • “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles – Brasil;
  • “Tudo Que Imaginamos Como Luz”, de Payal Kapadia – Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo e Itália;
  • “Black Dog”, de Guan Hu – China;
  • “O Conde de Monte Cristo”, de Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière – França;
  • “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard – França e México;
  • “Flow”, de Gints Zilbalodis – Letônia;
  • “A Garota da Agulha”, de Magnus von Horn – Dinamarca;
  • “Kneecap: Música e Liberdade”, de Rich Peppiatt – Irlanda;
  • “La Chimera”, de Alice Rohrwacher – Itália
  • “A Semente do Fruto Sagrado”, de Mohammad Rasoulof – Alemanha

Além do BAFTA, “Ainda Estou Aqui” também figura na shortlist do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional, ao lado de obras de 15 países, incluindo França, Alemanha, Noruega e Senegal. A lista final dos cinco indicados será divulgada em 17 de janeiro.

O filme é baseado na história de Eunice Paiva, uma ativista dos direitos humanos interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. O enredo retrata a luta de Eunice após o assassinato de seu marido durante a ditadura militar brasileira.

Desde sua estreia em novembro, o longa tem recebido elogios da crítica e do público, acumulando sete prêmios internacionais, incluindo Melhor Roteiro no Festival de Veneza.

Apesar de não estar na disputa de Melhor Atriz no BAFTA, Fernanda Torres segue como uma das favoritas na categoria no Globo de Ouro 2025, que ocorrerá neste domingo (5). A atriz foi elogiada pela revista Variety, que a colocou como destaque entre nomes como Nicole Kidman, Angelina Jolie e Kate Winslet.

Em comunicado à imprensa, Torres comentou sobre a importância das indicações: “Essa é uma escada longa, cada degrau que a gente sobe é um milagre que não se repete. Este é um ano muito difícil, com filmes excelentes, e só de estar na shortlist já é uma grande conquista.”

No Globo de Ouro, “Ainda Estou Aqui” concorre como Melhor Filme Estrangeiro, mas enfrenta concorrentes fortes, como o indiano “Tudo Que Imaginamos Como Luz” e o franco-mexicano “Emilia Pérez”.

PUBLICIDADE